Gravato ·

Certificação EQAVET

O AEJM obteve o selo de conformidade EQAVET, em 02/2021, como o culminar de um processo iniciado em 11/2019 com vista ao reconhecimento público de que o ensino profissional que ministra se encontra alinhado com a matriz europeia EQAVET.

A Europa enfrenta atualmente desenvolvimentos técnicos em rápida mudança e uma competição global cada vez maior. Segundo a OCDE, a Europa só pode enfrentar este desafio dotando os alunos, em particular os da Educação e Formação Profissional (EFP), com as competências necessárias para os empregos de hoje e do amanhã.

Torna-se, assim, necessário melhorar a capacidade de resposta dos sistemas de educação e formação a estas mudanças, em termos de requisitos de competências. Isso é particularmente importante, pois os jovens, em toda a Europa, encontram-se numa fase de transição difícil para o mercado de trabalho como consequência da crise financeira.

" O investimento na educação é um meio eficaz através do qual a Europa pode acompanhar a concorrência internacional, bem como contribuir para o aumento da coesão social na atual crise (Comissão Europeia, 2010)."

Os governos já investiram em sistemas de EFP de forma a que estes deixassem de ser uma opção alternativa ao abandono escolar para constituirem uma forma de abordar as competências exigidas pelas economias. No entanto, os investimentos financeiros por si só não são suficientes para tornar a EFP atraente, socialmente inclusiva e competitiva.

A EFP deve garantir a qualidade da sua oferta. A garantia da qualidade (quality assurance, QA) na EFP ganha importância, pois constitui o mecanismo através do qual existe a garantia da disponibilização de uma força de trabalho bem preparada. A QA na EFP, a nível europeu, foi destacada pela Estratégia de Lisboa 2000-2010 (Conselho Europeu Especial de Lisboa, 2000), sendo os objetivos formulados na Declaração de Copenhaga (Ministros Europeus com os dossiês da EFP e Comissão Europeia, 2002). Desde então, foi realizado um trabalho significativo a nível europeu, com o desenvolvimento de ferramentas e métodos de garantia da qualidade. Este trabalho conduziu à Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho (Parlamento e Conselho Europeu, 2009) que estabeleceu o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional (EQAVET) em 2009.

Assim, o quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu. Com a incorporação dos princípios elencados no modelo de qualidade preconizado para o ensino profissional, alinhado com a matriz europeia EQAVET, o AEJM pretende elevar a qualidade do seu desempenho, num esforço contínuo de melhoria e de adequação às reais necessidades da comunidade em que se insere, procurando identificar novas oportunidades e afirmando-se como uma Escola Profissional de referência à escala local, regional, nacional e europeia.

Um bem-haja a todos os que participaram neste processo com contributos diferenciados e diferenciadores, atentos aos riscos e à identificação de novas oportunidades, imbuídos do espírito da melhoria contínua, procurando a satisfação das expetativas de quem procura os nossos serviços, mas sempre alinhados como as normativas legais.


Thanks for reading, if you liked this article please share it on Twitter .

Author

Picture of Jorge M.

Jorge M.

Professor e responsável pelo clube a minha carreira.

Wikipedia · Mauritius