Clube AMC · Liderança ·

Manter a visão e evitar as minudências.

No processo de liderança, o foco da atenção deve estar na visão estratégica e devem ser acautelados os elementos distratores “as minutia” que vão surgindo.

Há uns anos, um avião despenhou-se enquanto todos os tripulantes estavam no cockpit a tentar perceber a razão pela qual um sinal luminoso não acendia. Ouvia-se claramente um ruído estranho no motor, mas essa anomalia não era sinalizada pelo LED. O que se passava com o LED era a principal preocupação da tripulação. Toda a equipa, incluindo o capitão, estava demasiado preocupada com esse pormenor para reparar que o avião perdia altitude de forma dramática. O desfecho foi uma fatalidade.

Esta história verídica pode ser extrapolada para umas quantas situações empresariais que, não tendo um desfecho tão dramático, conduzem ainda a situações de perda de competitividade e de oportunidades de negócios e de afirmação.

Até se perdoa que a maior parte dos tripulantes pudesse estar distraída, mas o líder tem de manter a visão e não deixar levar-se pelas minutia (minúcias).

Ninguém quer estar envolvido numa reunião ou num projeto onde, de forma sistemática, as atenções são desviadas do assunto principal para pequenas conversas que nada têm que ver com o objetivo principal da mesma. Assim, torna-se necessário, por vezes, que o líder, na acessão da palavra, recorra ao exercício de auto-exclusão da equação para subir ao penhasco e encontrar o caminho. É necessário manter a visão da equipa para assim se manter a visão estratégica da empresa.

O líder deve assegurar que todos os indicadores chave de desempenho e os objetivos estão alinhados com a visão estratégica. Deve manter a visão e não deixar-se canalizar por situações que o colocam fora dessa missão. É mantendo a atenção no objetivo fundamental que confere segurança e que reforça a direção da equipa. Com isto enfatiza o propósito e os valores com os quais todos na equipa se devem alinhar e identificar.

Por vezes é preciso dizer: “-Esta conversa não nos leva a nada nenhum, são detalhes, o caminho é este.” , e todos devem estar alinhados segundo essa trajetória.

É função do líder manter a visão estratégica e saber para onde a empresa/instituição se dirige. É fácil quando vão todos na mesma direção, não é tão fácil quando alguns vão para os lados.


Thanks for reading, if you liked this article please share it on Twitter .

Author

Picture of Jorge M.

Jorge M.

Professor e responsável pelo clube a minha carreira.

Wikipedia · Mauritius